Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

Nature publica novo estudo indicando novos surtos de doenças, gerando debates entre o meio científico e ambiental.

A Covid-19 é um assunto que tem ganhado espaço com frequência aqui no Blog Meddco (confira algumas publicações que fizemos aqui, aqui e aqui) devido à relevância das descobertas relacionadas a esta doença para o meio médico. As pesquisas científicas pautam novos protocolos, novas maneiras de diagnósticos e principalmente dão subsídios precisos e confiáveis para os profissionais de saúde compreenderem melhor esta doença.

Um dos estudos mais interessantes dos últimos meses foi publicado em maio no jornal acadêmico Nature. Este material abre um debate impactante para o meio científico, ambiental e médico: novos surtos de doenças causadas por diferentes coronavírus têm maior risco de eclodirem em alguns pontos do planeta devido à degradação ambiental e a mudanças globais no uso da terra. 

Esta análise aponta que fragmentação florestal, expansão agrícola e pecuária concentrada estão criando habitats favoráveis para o morcego-ferradura, espécie do gênero Rhinolophus. E é justamente este o problema: esta criatura carrega vários coronavírus – incluindo cepas parecidas com aquelas que causam síndrome respiratória aguda grave (SARS) e Covid-19.

É importante reforçar que, ainda, as origens propriamente ditas do vírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, são incertas até o momento e têm sido pesquisadas por universidades de várias partes do mundo. 

Segundo os pesquisadores, uma das principais hipóteses é que a doença surgiu quando o agente infeccioso presente em morcegos-ferradura “pulou” para seres humanos. Provavelmente essa transmissão acontece por meio de um hospedeiro intermediário, como o pangolim, um mamífero ameaçado de extinção e consumido em algumas partes do mundo como na China, ponto inicial da pandemia.

Ambientalistas afirmam que o morcego-ferradura é uma espécie considerada generalista, ou seja, ele assume o controle frente a espécies especialistas, que são as mais vulneráveis a serem extintas devido a derrubada de florestas e fragmentação de seus habitats.

 

Conclusões do estudo

Experts da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) e da Universidade Politécnica de Milão, na Itália, utilizaram sensoriamento remoto para avaliar diferentes áreas do mundo. A ideia era identificar as mudanças ambientais e do uso da terra, comparando-as com locais que são habitats de morcegos-ferradura.

Com isso, foram identificados “pontos quentes” onde esses animais podem viver junto a vírus transmissíveis de animais para humanos. O resultado mostra que a maioria dos locais está na China, mas a análise mostrou que em partes do Japão, no norte das Filipinas, assim como em algumas áreas da Indochina e na Tailândia, também pode haver regiões favoráveis para os novos coronavírus. 

De acordo com os cientistas, a China preocupa mais pois lá há uma crescente expansão da pecuária industrial devido à alta demanda por carne. A situação se agrava ainda mais uma vez que criação de gado reúne animais geneticamente semelhantes, o que os torna mais vulneráveis ​​a surtos de doenças.

Este estudo pretende ajudar a traçar intervenções ambientais que também contribuam para impedir a proliferação de doenças. Cada mudança formal no uso da terra deve ser avaliada não apenas pelos impactos ambientais e sociais sobre os recursos, como estoques de carbono, microclima e disponibilidade de água, mas também pelas possíveis reações em cadeia que podem impactar a saúde humana.

 

Fonte: iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Saiba mais em umsoplaneta.globo.com.

Atualização médica

Para se destacar na área médica, em especial na radiologia nesses tempos de pandemia, é preciso estar constantemente em busca de atualização profissional. Sabemos que na rotina desses profissionais é intensa e encontrar tempo para estudar e se dedicar à atualização é um grande desafio.

Para atender essa demanda, a Meddco tem as melhores opções de cursos médicos online do Brasil. Todos os cursos são preparados e apresentados por médicos reconhecidos e qualificados em suas respectivas áreas.

A Meddco oferece conteúdo direcionado e de qualidade, em que o aluno/médico poderá acessar facilmente, por meio das plataformas online, quando e onde quiser.

 

Conheça nossos cursos.

 

Sobre a Meddco

Com 14 anos de atuação e mais de 5 mil alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação a distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do país.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas, aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em suas áreas de

atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+