Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário.

Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A litíase urinária refere-se à formação de cálculos, também conhecidos como pedras, em qualquer parte do sistema urinário, que inclui os rins, ureteres, bexiga e uretra. Esses cálculos são formados por substâncias minerais que se acumulam e cristalizam dentro do trato urinário. Confira os tópicos selecionados pelo professor Dr. Adilson Cunha Ferreira para esta videoaula:

• A ultrassonografia como método de diagnóstico para avaliação de urolitíase:
A ultrassonografia é uma ferramenta valiosa no diagnóstico de urolitíase, que se refere à formação de cálculos (pedras) no trato urinário. Ela é frequentemente usada como uma técnica inicial de triagem devido à sua não invasividade e ampla disponibilidade. A ultrassonografia permite a visualização direta de cálculos, caso estejam localizados no trato urinário, bem como a avaliação dos órgãos adjacentes.

• Diagnóstico diferencial:
Ao realizar ultrassonografia para avaliação de urolitíase, é importante diferenciar cálculos de outras condições que podem causar sintomas semelhantes, como tumores, obstruções, cistos e inflamações.

• Medidas e parâmetros:
Durante a ultrassonografia do sistema urinário para avaliação de urolitíase, o tamanho, a localização, a composição e a mobilidade dos cálculos podem ser medidas e registradas. Parâmetros como a ecogenicidade (brilho na imagem devido à reflexão do som) e a sombra acústica (área escura que aparece atrás dos cálculos) são usados para caracterizar os cálculos.

Aula 5 - Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário
• Falso positivos:
A ultrassonografia pode ocasionalmente produzir resultados falsos positivos, onde estruturas normais são confundidas com cálculos ou onde pequenos cálculos podem ser difíceis de detectar devido a limitações na técnica de ultrassom.

• Avaliação dos métodos de imagem no diagnóstico da urolitíase:
Além da ultrassonografia, outros métodos de imagem que podem ser usados no diagnóstico de urolitíase incluem radiografia simples, tomografia computadorizada (TC) e urografia por imagem. A escolha do método depende da disponibilidade, da gravidade dos sintomas e das características do paciente.

É importante lembrar que, embora a ultrassonografia seja útil na detecção de cálculos, sua sensibilidade pode variar dependendo da localização e do tamanho dos cálculos, e pode ser complementada por outros exames de imagem para obter uma avaliação completa em casos complexos. Além disso, a interpretação de exames de ultrassonografia requer habilidade e experiência por parte do médico especializado para garantir a precisão diagnóstica.

Conheça o conteúdo completo do Curso Ultrassom do Sistema Urinário.

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+