Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

A mortalidade por DCV no Brasil e os avanços práticos na área da cardiologia

A mortalidade por DCV no Brasil e os avanços práticos na área da cardiologia

 

A Cardiologia é uma das áreas médicas que mais se destaca em estudos e pesquisas e por isso apresenta constantes avanços relacionados ao diagnóstico e cuidados com o paciente.

Com tantas novidades no setor, é necessário que o profissional de saúde, médico, mantenha-se constantemente atualizado. Para auxiliá-los nessa jornada do conhecimento, trazemos nesse artigo estudos do setor e indicações de como se destacar profissionalmente por meio de cursos nas áreas, veja a seguir.

Mortalidade por DCV

Antes de falar dos avanços práticos, apresentamos um estudo divulgado recentemente pelo ABC (Arquivo Brasileiro de Cardiologia) que avaliou a taxa de mortalidade por DCV (Doenças Cardiovasculares) no Brasil.

A pesquisa Mortalidade por Doenças Cardiovasculares no Brasil, analisou três estimativas de mortalidade: duas, a partir de dados Brutos e os Corrigidos do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) – sistema de vigilância epidemiológica nacional que capta os dados sobre os óbitos no Brasil com o objetivo de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde  – e outra por meio dos números do GBD (Global Burden of Disease).

Para a pesquisa foram utilizados os índices absolutos e as taxas padronizadas por idade para comparação das estimativas para o Brasil e as unidades da federação, no período de quase duas décadas, de 2000 a 2017, os dados consolidados mais recentes.

O estudo mostrou que o total de óbitos por doença cardiovascular variou de 261 mil, em 2000, a 359 mil, em 2017, e no GBD 2017, de 292 mil a 388 mil nos mesmos anos, respectivamente.

A publicação ainda aponta que as taxas de óbitos por 100 mil habitantes estimadas pelo GBD variaram de 248,8 (1990) a 178,0 (2017) e pelo SIM Bruto também apresentou taxas mais baixas, de 204,9 (1990) e 155,1 (2017) óbitos por 100 mil habitantes.

Os índices de mortalidade por DCV ainda se mostram elevados e reafirmam a importância dos cuidados, principalmente preventivos, com a saúde do coração, mas também apresentam os resultados positivos dos avanços na cardiologia com a diminuição da taxa de óbitos por 100 mil habitantes. Para saber mais sobre o estudo acesse este link.

Veja o que dizem os principais estudos em Cardiologia

O cenário apresentado acima ressalta a relevância do médico cardiologista na saúde dos brasileiros. Os constantes estudos na área trouxeram novos conhecimentos que têm ajudado na melhora desse quadro.

Para você, profissional de saúde, médico, saber mais sobre alguns desses avanços na cardiologia, listamos seis artigos com dados e estudos nacionais e internacionais. Confira abaixo os tópicos e acesse os links para conhecer mais detalhes sobre o tema apresentado:

 1) Novos tratamentos para redução do colesterol são aprovados – o artigo traz números sobre a incidência do colesterol no Brasil e no mundo e fala sobre a aprovação no exterior de tratamentos a partir do ácido bempedoico.

 2) Cardiologia Intervencionista: comparação entre angioplastia robótica e angioplastia convencional – o artigo apresenta um estudo realizado Índia com quase mil pacientes, entre 2017 e 2019

3) Nova classe de drogas para tratamento da ICFER (Insuficiência Cardíaca Com Fração de Ejeção Reduzida) – Vericiguat – estudo publicado no Jornal de Medicina de New England (versão em inglês), neste link informações sobre o tema do Portal da SBC – Sociedade

 4) Cardiopatias Congênitas –  dados, diagnóstico, tratamento e atualização médica – Dado sobre as cardiopatias congênitas no Brasil e como se atualizar em relação aos métodos de diagnóstico

5) Estudo CIAO-ISCHEMIA apresenta dados sobre paciente com angina e DAC (Doença Arterial Coronariana) não obstrutiva –  Artigo do American College of Cardiology

6) Integral Velocidade-Tempo (IVT) da Insuficiência Aórtica (IA): Um Novo Marcador Ecocardiográfico na Avaliação da Gravidade da Insuficiência Aórtica – Este estudo tem por objetivo avaliar se a IVT é um marcador ecocardiográfico de gravidade da IA.

Atualização médica em Cardiologia

Sabemos que você pode se manter atualizado na área saúde é importante estudar e se aprimorar em técnicas e práticas. Para isso a Meddco tem as melhores opções de cursos médicos, conheça nossos cursos online em Cardiologia:

Curso Ecocardiografia Adulto

Curso Ecocardiografia fetal

Curso de Strain Cardíaco

Curso de Otimização e segredos da Ultrassonografia Vascular I

Curso de Otimização e segredos da Ultrassonografia Vascular II

Curso de Ecocardiogria das Cardiopatias Congênitas

Curso Carótidas e Vertebrais

Não perca tempo, acesse o link e faça já sua inscrição!

Para saber mais cursos médicos em outras áreas médica acesse  www.meddco.com.br

Meddco Educação Contínua

 

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+