Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

Evolução atrai a atenção dos médicos em busca de atualizações por meio de cursos de educação continuada oferecidos pela Meddco


Exames de imagem se tornaram decisivos no diagnóstico e no tratamento de doenças vasculares, principalmente as arteriais e venosas, além daquelas que atingem o sistema linfático.

Para atender a demanda de médicos que buscam atualização nessa área, a Meddco oferece importantes cursos online voltados para esta área. São eles: Carótidas e Vertebrais; Curso Teórico Prático de EcoDoppler Vascular; e Curso Avançado de Doppler Vascular.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Felipe Faccini, de Porto Alegre (RS), exames como o ecodoppler permitem um acompanhamento mais preciso da hemodinâmica e da circulação sanguínea do paciente. Além disso, outros exames de imagem como tomografia e ressonância podem mostrar artérias, veias e, eventualmente, vasos linfáticos que estão em áreas mais profundas, que são difíceis de serem examinadas em um exame físico. “É cada vez maior a importância dos exames de imagem na cirurgia vascular, na flebologia e nas veias arteriais e linfáticas. Sem eles o tratamento iria regredir para décadas atrás, quando os resultados eram bem inferiores”, comenta.

Com quase 20 anos de atuação profissional, Faccini acompanhou os reflexos da evolução tecnológica no diagnóstico e tratamento de doenças vasculares ao longo dos anos. “Quando comecei na faculdade, por exemplo, não havia ecodoppler disponível. Existia em alguns lugares do mundo, mas aqui, no Brasil, eles ainda estavam chegando. As tomografias de vasos também não existiam naquela época, eram tomografias muito básicas. Posso garantir que o cenário mudou muito e de forma rápida”, declara.

Desta forma, o cirurgião vascular gaúcho acompanhou de perto o desenvolvimento do ecodoppler no país, desde casos em que, antes, os médicos mal conseguiam ter noção do que estava vendo no paciente até com novos equipamentos e técnicas, permitindo avaliar o fluxo de artérias e veias com uma profundidade importante. “O exame físico continua sendo fundamental, mas a tomografia nos ajuda a analisar vasos importantes e difíceis.”

Evolução

Para listar o que há de mais atual na cirurgia vascular hoje, Faccini divide essa evolução entre artérias, veias e vasos linfáticos. No que se refere às artérias, ele cita as arteriografias, que supriram exames mais invasivos via cateterismo, por exemplo. “A tomografia e a ressonância evoluíram muito em termos de imagem, que nos permite ter um panorama melhor da situação vascular do paciente antes de realizar um cateterismo. Então, quando o cateterismo é necessário, a gente já faz pensando em resolver a situação, diminuindo aquele risco de punção.”

Com relação aos casos venosos, o cirurgião vascular cita a tomografia intra-abdominal, que também auxilia em avaliações arteriais. No entanto, o ecodoppler representa o que há de mais atual para os casos venosos. “Na ecografia com a medida do doppler colorido, a gente consegue ter uma ideia para onde vai o fluxo sanguíneo, dimensionar o tamanho da artéria e ver se o fluxo está adequado, além de verificar se há placas, obstruções ou refluxos.

Para os casos linfáticos, Faccini destaca que procedimentos para melhorarem seus diagnósticos ainda não tiveram uma melhora importante, mas há hoje alguns exames que conseguem aliviar o fluxo linfático, além de procedimentos cirúrgicos que não existiam 20 anos atrás.

Segundo o cirurgião vascular, a evolução dos exames de imagem é permanente, mas eles servem como aliado na relação médico-paciente, não podendo substituir a investigação sobre o estilo de vida, os hábitos e histórico de doenças de cada pessoa.

“Há muita coisa nova sendo estudada, como a termografia e a pletismografia, além de exames por volume. São coisas que podem nos ajudar, mas que ainda estão em pesquisas. Mas não descarto estarem sendo usadas daqui a 20 anos, por exemplo”, comenta.

Sobre a Meddco

Com 15 anos de atuação e mais de 5 mil alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação a distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do País.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas, aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em suas áreas de atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Saiba mais sobre os cursos Meddco no link https://www.meddco.com.br/listagem-de-cursos/

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+