Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

Curso online foi produzido pela cardiologista e ecocardiografista pediátrica e fetal Vanessa Canuto, que atua em diversos hospitais paulistanos

Sergipana radicada em São Paulo, a cardiologista e ecocardiografista Vanessa Canuto, especialista na área infantil, é a responsável por um novo curso que chega à plataforma da Meddco neste mês. Trata-se do curso de Ecocardiografia Pediátrica, que tem como público alvo médicos das áreas de Cardiologia e Pediatria, além de ecocardiografistas que atuam tanto com crianças como com adultos.

Segundo a Dra. Vanessa, que trabalha em diversos hospitais de São Paulo, entre eles o Instituto Dante Pazzanese, referência nacional de Cardiologia Pediátrica e Fetal, é crescente o número de médicos que estão percebendo os benefícios do ecocardiograma na avaliação clínica. “Cada vez mais se pede o ecocardiograma em suspeitas de diagnósticos ou até mesmo para o paciente normal, por exemplo, uma criança que faz atividade física competitiva, que participa periodicamente de escolas de esportes. Também em casos pré-operatórios e no pós-covid, já que é sabido que a estrutura do coração é afetada”, destaca ela, em entrevista concedida ao Blog da Meddco.

Confira a entrevista completa. Boa leitura.

Fale um pouco sobre sua formação, especialidades e sua trajetória na área médica.

Eu sou cardiologista infantil e ecocardiografista infantil. Fiz Medicina na Universidade Federal de Sergipe e, depois, residência em Pediatria em São Paulo, na Faculdade de Medicina do ABC. Fiz Cardiologia Pediátrica no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e também Ecocardiografia Infantil e Fetal. No total, são 12 anos de formação – seis anos de faculdade de Medicina e dois anos em cada residência. E eu já terminei essa formação há mais de 15 anos, e desde então atuo na área de Cardiologia Infantil e Fetal.

Sou assistente de alguns hospitais em São Paulo, mas minha principal atuação é no Instituto Dante Pazzanese, onde, depois de concluir minha formação, fui admitida e trabalho no setor de Ecocardiografia Infantil. Trata-se de um hospital de grande porte, um hospital cardiológico que atua com as principais cirurgias cardíacas. Na minha área, somos um dos maiores serviços do País. Eu ainda trabalho em outros hospitais, como o Hospital Universitário da USP, onde também sou do setor de Ecocardiografia, e na Rede DASA só com Ecocardiografia, além do Hospital Santa Joana.

Ainda sobre a minha formação, também fiz doutorado na USP há cerca de seis anos e gosto muito da área de pesquisa.

Como foi a experiência de produzir o curso de Ecocardiografia Pediátrica para a plataforma da Meddco?

Eu fui convidada pela Meddco por meio do Dr. Nathan Herszkowicz. Ele havia gravado um curso de Ecocardiografia Adulto e me indicou para realizar o curso envolvendo a área infantil. Foi uma experiência muito interessante porque eu nunca tinha gravado um curso online. Já fiz algumas aulas, participei de vários cursos e congressos – sou muito ativa nessa parte científica –, mas a proposta de gravar um curso inteiro em estúdio pela Meddco é algo novo. Foi um desafio para mim. É bem trabalhoso porque tem que fazer todas as aulas e dividir em módulos de uma forma que seja interessante para o aluno. Mas eu gostei da plataforma da Meddco. Quando fui convidada, dei uma olhada na plataforma, como oferecia os cursos, e achei muito bom. O formato do curso é bem interessante e gostei muito de fazer parte da trajetória da Meddco.

Qual é o público alvo deste novo curso da Meddco?

O público alvo é bastante abrangente. Podemos ter o médico que é cardiologista infantil e quer entender um pouco mais os conceitos de imagem para fixar melhor as informações do ecocardiograma e aprimorar a sua prática clínica. Envolve também o ecocardiografista infantil, aquela pessoa que já sabe fazer as imagens e pode aproveitar o curso para uma reciclagem, pois trata-se de um conteúdo bastante atual, com imagens recentes e vários casos, abordando todas as principais patologias. Como se trata de doenças mais raras, o profissional acaba pegando poucos casos complexos e patológicos em sua rotina clínica. Por isso, o curso tem como proposta relembrar as imagens e a forma de se chegar ao diagnóstico, quais as informações pertinentes do laudo para ajudar o clínico.

Já o cardiologista adulto acaba se deparando com casos congênitos porque essas crianças crescem, viram adultos. Então, na rotina clínica, ele acaba se deparando com pacientes adultos que tiveram ou ainda têm uma cardiopatia congênita, que não está muito no foco de sua formação. Na formação, ele passa, sim, por esses estágios, mas não está tão habituado porque, na prática clínica, é um mundo à parte. O cardio adulto consegue entender melhor como funciona a circulação naquela circunstância e sabe direcionar se é um caso cirúrgico, como tratar, o que esperar, como entender o laudo.

O ecocardiografista adulto também acaba se deparando com isso, já que quando a pessoa passa pelo cardiologista será necessário fazer exames. O ecocardiografista adulto muitas vezes se depara com uma patologia que é congênita, desde o nascimento. Então, esse curso também abrange essa especialidade, para ele entender melhor como são essas imagens, como chegar ao diagnóstico e quais informações ele precisa colocar no laudo para ajudar na conduta clínica desse paciente.

Outro público é o pediatra. O pediatra acaba solicitando o ecocardiograma para seus pacientes quando tem alguma dúvida, e muitas vezes ele é um intensivista que tem um aparelho de ecocardiograma na UTI, o que lhe permite fazer um eco funcional só para ter uma noção básica, compreendendo melhor a anatomia daquele coração antes da chegada do profissional mais habilitado, que é o ecocardiografista. O curso ajudará o pediatra a não só compreender a patologia em si, mas, se ele tiver a oportunidade de ter o equipamento do lado, vai conseguir chegar um pouco mais perto do diagnóstico e saber lidar com a conduta, pelo menos, inicial deste paciente.

Quais os principais conteúdos oferecidos por este novo curso da Meddco?

O curso é dividido em conteúdo teórico e demonstração de aula prática, ou seja, pacientes com casos normais e patológicos – como se faz o ecocardiograma, o passo-a-passo mesmo. Na Ecocardiografia Infantil, a gente tem uma sequência muito bem estabelecida para construir o raciocínio. O curso também envolve demonstração de casos inteiros, completos, para mostrar como se chega às imagens e quais são importantes para constarem no laudo que definirá aquela patologia. Então, são aulas teóricas, aulas práticas e casos.

O conteúdo teórico é dividido entre as cardiopatias acianogênicas e cianogênicas – a gente estruturou o curso de acordo com a gravidade da cardiopatia, começando com os casos mais simples e, depois, mostrando casos mais graves e complexos.

Como avalia o mercado para profissionais da Medicina que querem atuar com a Ecocardiografia Pediátrica?

Trata-se de um mercado em ascensão porque cada vez mais os médicos em geral, tanto o cardiologista como o pediatra, bem como os cirurgiões e os médicos do esporte, estão percebendo o benefício do ecocardiograma na sua avaliação clínica. Cada vez mais se pede o ecocardiograma em suspeitas de diagnósticos ou até mesmo para o paciente normal, por exemplo, uma criança que faz atividade física competitiva, que participa periodicamente de escolas de esportes. Também em casos pré-operatórios e no pós-covid, já que é sabido que a estrutura do coração é afetada. Ou seja, cada vez mais os clínicos entendem que o ecocardiograma é uma ótima ferramenta diagnóstica.

Quando falamos em Ecocardiografia, há particularidades nos procedimentos feitos com crianças em relação a adultos?

Sim. O adulto tem uma sequência, que a gente chama de janelas. A gente avalia esse coração por vários ângulos: por baixo, por cima, de frente e de lado. A gente cerca por vários ângulos, ou seja, por várias janelas, pois em cada parte avaliamos uma estrutura diferente.

Já o exame infantil é um pouco diferente nessa sequência porque a gente precisa, primeiramente, construir um raciocínio sobre aquelas estruturas. No adulto, pressupõe-se que o coração nasceu de um jeito normal e há algumas alterações específicas que foram surgindo ao longo da vida. Na criança, a gente pressupõe que esse coração não nasceu normal, e precisa identificar que estruturas são aquelas, de onde sai tal válvula ou tal vaso, para entender como funciona aquela circulação e quais são as patologias. Então, temos sequências diferentes, e isso a gente chama de análise segmentar sequencial, que é o passo inicial, a primeira coisa que tem que saber, tem que aprender, para construir o raciocínio da patologia.

A forma de fazer o exame é completamente diferente entre o adulto e a criança, e o cardiologista precisa das imagens para construir o raciocínio clínico. Por isso, é importante que ele entenda um pouco de imagens porque assim conseguirá ter uma noção melhor, sair do teórico, de uma figura, para a realidade.

Como a senhora avalia a evolução tecnológica no campo da Ecocardiografia Infantil?

A tecnologia está nos ajudando muito a ter imagens mais definidas numa velocidade de reprodução mais rápida. Conseguimos identificar estruturas com uma precisão maior. E não só a identificação das estruturas como a quantificação, ou seja, a gente tem milhões de ferramentas para avaliar a função cardíaca, funções como sístole e diástole. A gente tem mais recursos não só para dar o diagnóstico, mas para avaliar o funcionamento, a repercussão daquilo na prática clínica. Tenho mais de 18 anos de trajetória nessa área e percebo uma mudança drástica na evolução tecnológica. Antigamente, uma mudança tecnológica ocorria a cada 10 anos. Hoje, em período de quatro ou cinco anos, o equipamento já está totalmente defasado. Ou seja, é algo permanente e rápido.

Sobre a Meddco

Com 15 anos de atuação e mais de 5 mil alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação a distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do País.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas, aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em suas áreas de atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Saiba mais sobre os cursos Meddco no link

https://www.meddco.com.br/videoaula-teorico-pratica-de-ecocardiografia-pediatrica/

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+