Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Tudo o que você precisa saber sobre alergia: dados, atualização profissional e protocolos em tempos de pandemia

 

Cerca de 30 % da população brasileira é afetada por alergias, é o que aponta um estudo divulgado pela ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Sabe-se também que a incidência de alergias é maior em crianças, chegando a afetar por volta de 20% de meninos e meninas ainda nos primeiros anos de vida.

Dados da WAO – Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization) revelam que, nos últimos 50 anos, a prevalência da alergia vem aumentando significativamente em todo mundo e esse crescimento se destaca, principalmente, em países ocidentais.

Para se ter uma ideia, em 1980, em torno de 10% da população mundial tinha algum tipo de alergia e uma estimativa prevê que, em 2050, esse número possa chegar a quase 50%.

Seja por fatores ambientais, por mudanças nos hábitos alimentares e de vida, exposição a novos elementos, cada vez mais as pessoas apresentam sintomas de alergias – que nada mais são do que as respostas do corpo ao contato de um antígeno, uma substância/elemento, que pode ser orgânico ou inorgânico, que ativa o sistema imunológico, desencadeando reações no organismo que podem ser de ordem respiratória, cutâneas, entre outras.

Devido à grande incidência de alergias, a alergologia, área da medicina voltada ao diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas, tem se tornado um setor cada vez mais promissor.

Como a incidência é maior em crianças, os médicos pediatras são os que mais procuram uma especialização e atualização em alergologia.

Mas, é importante ressaltar que as alergias são muito recorrentes em jovens e adultos e, com poucos especialistas na área, a alergologia voltada para todas as faixas etárias é um campo de atuação e trabalho que tem muito a ser explorado pelos médicos.

Se interessou sobre o assunto?

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre as alergias em tempos de pandemia e como se atualizar profissionalmente para se destacar no ramo da alergologia

As alergias e o novo coronavírus

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus e a chegada do período mais frio do ano, os sintomas das alergias respiratórias têm sido muito confundidos com os da Covid-19.

Em relação a isso, a ASBAI divulgou um alerta em que destaca que a “alergia não provoca febre” e que os pacientes com histórico de crises alérgicas respiratórias precisam ter um cuidado redobrado, buscar atendimento médico e não suspender nenhum tipo de tratamento sem autorização e acompanhamento de um profissional de saúde.

A ASBAI também preparou uma série de documentos sobre a alergia e o novo coronavírus. Abaixo, listamos os principais, confira os arquivos com os direcionamentos na íntegra acessando os links:

Alerta: não confunda as alergias de outono com os sintomas do novo coronavírus

O papel do Alergista/ Imunologista Clínico na pandemia COVID-19

Medicações de uso contínuo na Pandemia COVID-19

Recomendações sobre Coronavírus para pacientes portadores de ASMA

Pacientes adultos com Erros Inatos da Imunidade em época de COVID-19

A pandemia COVID-19 e os pacientes com Rinite Alérgica

Cuidados na Anafilaxia no domicílio em época de pandemia de COVID-19

Atualização Médica em Alergologia

Agora que já conhece um pouco mais do cenário do setor de alergologia e informações técnicas e práticas em relação à atualidade, temos uma dica de atualização profissional para você que quer se destacar na área.

O Curso de Atualização em Alergologia da Meddco foi desenvolvido especialmente para profissionais médicos que querem se aprofundar sobre os estudos teórico e prático das alergias. As aulas são online e totalmente direcionadas para médicos.

Com um material inédito, produzido em parceria com o Dr. Helio Simão, doutor em Alergologia pela Universidade Autônoma de Madrid, o Curso de Atualização em Alergologia da Meddco aborda temas como:

·         Métodos diagnósticos em alergia

·         Atualização em Alergia Alimentar

·         Atualização – Imunodeficiências

·         Asma Brônquica na criança

·         Rinite Alérgica

·         Dermatite Atópica

·         Anafilaxia em Pediatria

·         Criança com Infecções de Repetição

·         Urticária e Angiodema

 Quer se destacar na área médica? Não perca tempo, acesse o link do Curso de Atualização em Alergologia da Meddco e faça sua inscrição!

Sobre a Meddco

A Meddco é uma empresa focada no fomento da educação para profissionais da área médica.

Com 13 anos de atuação e mais de 5 mil alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação a distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do país.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas, aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em suas áreas de atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça os cursos da Meddco e inscreva-se para saber maiores informações!

 

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+