Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Profissionais da Saúde x Coronavírus: 7 dicas para lidar com os desafios da pandemia

No atual cenário mundial, com o risco do novo coronavírus, a regra geral é, se puder, fique em casa. Mas, para que isso aconteça, milhares de trabalhadores, que atuam em serviços essenciais, em especial os profissionais da saúde, não podem parar.

Na linha de frente no combate à pandemia, diariamente, médicos e outros trabalhadores da saúde pública e suplementar não medem esforços para garantir a proteção e o bem-estar da população.

Com a mudança na rotina pessoal e de trabalho, novos protocolos nos cuidados do paciente e uma preocupação maior com os cuidados com a família e com a própria saúde, tendo vista o grau elevado de contágio do novo coronavírus, muitos médicos optam por, nesse período de quarentena, se afastarem de suas casas e passam a residir próximos aos hospitais e clínicas onde trabalham.

Longe da família e expostos constantemente a situações de estresse, que elevam a ansiedade, que podem causar insônia, maior irritação e até desencadear uma depressão, é inevitável não se sentir sobrecarregado emocionalmente e isso refletir até na saúde física.

Para ajudar os profissionais da saúde nos cuidados com o corpo e a mente, listamos 7 dicas para lidar com os desafios da pandemia, confira:

1 – MANTENHA O CONTATO VIRTUAL COM OS AMIGOS E FAMILIARES

 

O distanciamento social é físico, mas, com tanta tecnologia, o contato pode e deve ser mantido virtualmente com amigos e a família.

Use e abuse das chamadas de vídeo, dos áudios e das mensagens de texto. Não se sinta sozinho!

Saia do comum e promova encontros virtuais. Reúna uma turma, colegas ou parentes no ambiente online e se prepare para o momento. Direcione esses contatos para falar de amenidades e descontrair.

Existem vários aplicativos gratuitos, que no período da pandemia, disponibilizam plataformas online para reuniões com até 50 pessoas ou mais como Hang Outs, Zoom, Meet e uma novidade é atualização do WhatsApp, que agora permite chamadas de vídeo com até 8 participantes.

 2 – PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE

Mesmo com os longos turnos de trabalho e a sensação de cansaço extremo com a rotina clínica/hospitalar, é importante praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.

Com as restrições por causa da pandemia do novo coronavírus, a dica para não ficar parado é fazer aulas online.

Existem diversos cursos disponíveis nas plataformas digitais desde yoga, musculação, dança até treinos funcionais, pilates, entre outros.

As vídeos-aulas com educadores físicos e especialistas da área direcionam a maneira correta de se exercitar e ainda orientam sobre como usar objetos e móveis disponíveis em qualquer casa para potencializar as atividades.

Vale lembrar que é muito importante ter cuidado com a postura e não esquecer do alongamento, antes e depois dos exercícios.

 3 – EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÃO

Todo dia, o tempo todo, nas manchetes dos jornais, nas notícias online, rádios, televisão, nos compartilhamentos pelas redes sociais, o assunto é só um, o novo coronavírus.

A quantidade excessiva de informação pode causar ansiedade, desencadear angústia e até ser um gatilho desmotivador para o trabalho, principalmente para os profissionais de saúde que atuam diretamente na luta contra a pandemia.

Por isso, a dica é: desconecte-se das notícias minuto a minuto!

É importante saber o que está acontecendo na sua cidade, no país e no mundo. Para isso, eleja fontes seguras de informação e escolha um momento do dia para ler, ouvir ou assistir as notícias relevantes.

 4 – INVISTA EM TERAPIA

Em meio a tanta pressão e incertezas, é primordial cuidar da saúde emocional e um dos caminhos mais indicados é buscar ajuda profissional.

Mesmo em meio à pandemia, é possível começar uma terapia virtualmente.

Há diversas clínicas e profissionais que oferecem serviços online, como em um atendimento de telemedicina.

Existem ainda vários tipos de terapia, por isso, é interessante conhecer mais sobre cada uma, para saber qual a melhor e mais indicada para você.

 5 – ALIMENTE-SE BEM

Sobre boa alimentação, conhecimento é o que não falta para os especialistas da saúde, mas, às vezes, com os turnos extensivos das clínicas e hospitais públicos e privados, a prática vai se distanciando da teoria.

Aproveite esse momento para se arriscar na cozinha ou mesmo fazer melhores escolhas durante as compras no mercado.

Uma ideia para começar é preparar as próprias refeições e levar lanches, com opções de frutas e legumes, para o trabalho!

6 – MEDITAÇÃO PARA TRANQUILIZAR A MENTE

Reserve um momento para meditar.

Pode parecer difícil e muitas vezes até impossível tranquilizar, mas só o fato de exercitar essa prática, que inclui um trabalho intenso de respiração, ajuda a melhorar o dia.

Por isso, comece aos poucos até que vire um hábito.

Passo número um? Inspire e expire profundamente!

7 – APRENDA ALGO NOVO. FAÇA CURSOS ONLINE!

 

Outra dica é usar os momentos livres, durante o período da quarentena, para aprender e se atualizar profissionalmente, por meio de cursos online.

Investir no ensino à distância já é uma tendência na área da saúde para quem quer se destacar na carreira.

Os médicos procuram os cursos online pela qualidade do conteúdo ensinado e pelo método de ensino proporcionar mais autonomia no aprendizado e na organização do tempo de estudo.

Confira as principais dicas de como escolher o melhor curso online na área da saúde

Com mais de 13 anos em experiência no ensino à distância, a Meddco tem as melhores opções de cursos para profissionais da saúde e você pode começar a aprender agora!

Com docentes renomados no setor, a Meddco oferece cursos de diversas áreas: pediatria, cardiologia, ultrassonografia, ginecologia e obstetrícia, medicina fetal, cirurgia vascular e anestesiologia.

Entre em contato com um de nossos consultores e faça um curso Meddco!

Sobre a Meddco

A Meddco é uma empresa focada no fomento da educação para profissionais da área médica.

Com 13 anos de atuação e mais de 5.000  alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação a distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do país.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios,, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas , aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em sua áreas de atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça os cursos da médico e inscreva-se para saber maiores informações!

 Meddco, educação continuada.

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+