Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Novembro Azul para médicos: dados, dicas de campanha e como se atualizar na área

 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o primeiro é o câncer de pele não-melanoma. Os dados ainda apontam uma estimativa de que mais de 65 mil novos casos da doença sejam diagnósticos anualmente.

Para se ter uma ideia, só em 2018 o câncer de próstata foi responsável pela morte de 15.576 homens no país, segundo um levantamento do Atlas da Mortalidade por Câncer disponibilizado pelo SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) do Ministério da Saúde.

Devido à grande incidência desse câncer e a mortalidade, é muito importante que os homens estejam alertas e se consultem com um médico urologista, regularmente, para que, em caso de suspeita da doença, se tenha um diagnóstico precoce e o tratamento seja iniciado, aumentado as chances de cura.

Para conscientizar sobre o câncer de próstata, inspirado pelo movimento Outubro Rosa de combate ao câncer de mama, em 2003, dois amigos – Travis Garone e Luke Slattery, da cidade de Melbourne, na Austrália, decidiram deixar seus bigodes crescerem para chamar a atenção das pessoas sobre os cuidados com a saúde do homem.

A ação feita durante o mês de novembro, em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, todo 17 de novembro, chamou a atenção e a ideia se espalhou pelo mundo nos anos seguinte. Em 2008, a campanha, que foi intitulada Novembro Azul, chegou ao Brasil promovida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), passando a ser uma mobilização de conscientização promovida anualmente.

Continue lendo este artigo e confira indicações de materiais e como que você, médico, pode ajudar na mobilização sobre o câncer de próstata junto aos seus pacientes e dicas de como se atualizar na área e se destacar profissionalmente.

Novembro Azul para médicos

Em relação às campanhas de conscientização como o Novembro Azul, sabemos que o engajamento e mobilização é maior quando é apoiada pelas autoridades máximas em saúde, os médicos. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas e materiais para você, profissional de saúde, médico, utilizar junto aos pacientes e para se atualizar na área.

Campanha Novembro Azul

Todos os anos, a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) promove ações e elabora materiais de comunicação e marketing para o médico utilizar nas ações de do Novembro Azul.

Com o tema “Seja Herói da sua Saúde”, a SBU disponibilizou diversas peças publicitárias para o Novembro azul como folhetos, cartazes, bottons e, este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, foi criado inclusive uma arte com o mote da campanha para ser impressa em máscaras. Para conferir e baixar todo o material do Novembro Azul da SBU, clique aqui.


Ultrassonografia da Próstata tudo o que o médico precisa saber

A conscientização do homem sobre os cuidados com a saúde é primordial no combate ao Câncer de Próstata e um outro fator que influencia positivamente, principalmente na diminuição da mortalidade pela doença, é o diagnóstico precoce.

Existem alguns métodos/exames para se diagnosticar o câncer de próstata, entre eles um dos mais indicados é a Ultrassonografia da Próstata que permite o médico investigar não só a presença de um tumor, como também pode detectar outras patologias como hiperplasia prostática, prostatites, ectasia ductal, calcificações, lesões focais uretrais, cistos prostáticos, lesões ductos ejaculatórios, malacoplaquia e até as causas de infertilidade.

Para ajudar os profissionais da saúde, médicos, urologistas, na atualização profissional, a Meddco lançou o curso Ultrassonografia da Próstata Teoria e Prática, preparado e apresentados por renomado médico ultrassonografista Dr. Adilson Cunha Ferreira, mestre e doutor pela USP – Universidade de São Paulo.

Com mais de 10 horas de videoaulas teóricas, práticas e apresentação de casos clínicos, o curso online de Ultrassonografia da Próstata apresenta todas as funcionalidades da ultrassonografia na investigação de doenças ou anomalias na próstata.

Nas videoaulas, o aluno/médico poderá conferir o passo a passo de como fazer os exames de ultrassonografia da próstata e os detalhes das técnicas usadas pelos grandes especialistas durante o procedimento.

Confira os principais tópicos dos conteúdos das videoaulas do curso Ultrassonografia da Próstata Teoria e Prática:

Anatomia da Próstata

Anatomia Ecográfica da Próstata

Doença Benigna da Próstata

Doença Maligna da Próstata

Avaliação da Bexiga

Avaliação do PSA para o Ultrassonografista

Biópsia da Próstata

Protocolo de exame da Próstata

Exame Rotineiro da Próstata

Exame Rotineiro da Próstata

Além do conteúdo programático, o Curso Meddco Ultrassonografia da Próstata Teoria e Prática oferece ao aluno uma AULA EXTRA de Tumoração Renal e outros quatro CONTEÚDOS BÔNUS que vão ajudar nos estudos e aprofundar ainda mais os conhecimentos na área, são eles:

Bônus 1: Modelos de Laudos

Bônus 2: Acesso ao grupo do telegram com interação direta com o professor

Bônus 3: Acesso aos slides do curso em PDF através da nossa plataforma

Bônus 4: “Guia de impressão e seleção de imagens para a elaboração de laudos”

Quer saber como adquirir este curso? Acesse este link e faça já sua inscrição!

 

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+