Blog

Artigos informativos, dicas práticas e as últimas tendências sobre saúde, você encontra aqui no blog Meddco.

Confira nossas publicações!

ENTREVISTA EXCLUSIVA: as vantagens do ensino à distância para médicos e os desafios do médico/ professor, com Dr. Monres

No Dia do Professor, a Meddco traz para você uma entrevista exclusiva com o Dr. Monres José Gomes, médico Ortopedista e Traumatologista, presidente da Comissão de Ultrassonografia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Associação Brasileira de Ultrassonografia Musculoesquelética – e da Liga Brasileira de Ultrassonografia (LBUM) e autor do livro “Atlas Comentado de Ultrassonografia Musculoesquelética”.

Integrantes da equipe de autores/professores dos cursos Meddco, Dr. Monres fala na entrevista sobre a importância dos cursos online para médicos, as vantagens do ensino à distância, os desafios do médico/professor e as novas tecnologias e ainda dá dicas do que levar em conta na hora de escolher um curso online na área da saúde, confira:

Quais os principais desafios do médico/professor nos dias de hoje?

Dr. Monres José Gomes (MJG): São vários os desafios, entre eles está o de acompanhar a modernidade tecnológica que a cada dia se aperfeiçoa mais. Outro desafio, é você conseguir transmitir através das tecnologias digitais a mesma empatia que você sente pelos seus alunos em um curso presencial; pois, nesse caso, não dá para gente olhar no olho e perceber de imediato a reação da pessoa quando ela aprendeu ou não e assim poder direcionar a palavra para aquele determinado aluno para fazer com que ele passe a compreender. Pois, diferente de ser palestrante, que é quando você prepara um conteúdo por determinado tempo que foi dado para você, esgota o assunto sinteticamente e termina a palestra, a grande glória de quem ensina, eu imagino que para qualquer tipo de professor, é perceber que o aluno realmente entendeu a mensagem que você está querendo dizer, isso é gratificante e o maior desafio.

As novas tecnologias tornaram mais ágil e fácil o compartilhamento de informações. Em relação à área de saúde, o conhecimento científico também ficou mais acessível, não só para os profissionais do setor, mas também aos pacientes. Como isso se reflete no trabalho do médico/professor?

MJG: O fato o paciente estar tendo um pouco mais de conhecimento não significa que ele está aprendendo medicina. O paciente sempre vai ser leigo e, nesse caso, ele é só um leigo mais instruído. Na pandemia, imagina se os leigos não tivessem acesso aos dados e orientações que foi dita e ensinado por aí, imagina o tanto de gente que teria morrido por desinformação. O fato do leigo estudar um pouco e se interessar por nossa profissão, jamais vai transformá-lo em um médico. O poder de decisão do leigo, em relação à maioria dos assuntos médicos, não vai modificar, então isso não é um fator negativo, pelo contrário. Eu fico satisfeito que o acesso à informação possa fazer com que a pessoa procure mais rápido uma ajuda médica, busque um tratamento mais conveniente e que questione mais. O acesso à informação é bom para todo mundo.

O ensino à distância é o grande aliado dos médicos na atualização profissional. Para o senhor, quais as vantagens dos cursos online para médicos?

MJG: O ensino à distância é realmente um grande aliado para médicos e para qualquer profissional. Estamos tendo a oportunidade de alcançar um público gigante, o conhecimento se torna mais acessível e você acaba atingindo uma população médica que você talvez não conseguiria atingir; é muita gente para treinar, o país é muito grande, são quase 500 mil médicos brasileiros. As vantagens do curso à distância são que o médico pode se instruir sob o ponto de visto técnico, por meio das partes teórica, e também do ponto de vista prático com vídeos demonstrativos daquele curso. Outra vantagem é que o ensino à distância desperta no colega a vontade de buscar caminhos de aperfeiçoar esse aprendizado com realização prática e com a vivência do dia a dia, uma vez que a nossa profissão, não é uma profissão de teoria e prática simplesmente, ela é uma profissão de preceptoria. Quando eu ensino um jovem médico a trabalhar, na verdade eu estou resguardando a minha geração e as gerações futuras, porque aquele médico é quem vai me atender no final da minha vida e outros no futuro quando se qualificar. A gente tem que treinar esse profissional mais novo cada vez mais, é só assim a ciência evolui.

Como médico/professor de cursos médicos online, o que é essencial para o senhor na preparação das aulas de ensino à distância para médicos?

MJG: Meu principal objetivo, toda vez que eu vou montar uma aula, é que o aluno aprenda de verdade e que possa utilizar no seu dia a dia tudo o que foi aprendido, por isso eu sempre preparo cada tema da aula com o máximo de informação lógica e prática e evito de só ficar buscando na literatura médica ou me cobrindo de artigos que, aos olhos do aluno, até podem me referenciar como um “super médico” que conhece toda a teoria, mas talvez não sejam suficientes e na prática do ensino-aprendizagem. Eu tenho que passar para o aluno/médico que aquele assunto é possível de conhecer, que não é difícil e que eu, como médico/professor, tenho a fórmula para ele aprender, eu sei como ensiná-lo para ele aplicar esse conhecimento no seu cotidiano.

Especialista na área de exame de imagens, o Dr. é autor/professor de cursos de atualização da Meddco como: Ultrassonografia (US) Musculoesquelética Membro Superiores; US Musculoesquelética Membros Inferiores, entre outros. Nas videoaulas, o senhor, além da teoria, apresenta a prática em detalhes para o aluno/médico. Qual a importância dessa abordagem prática e as vantagens de se ter esse conteúdo acessível para estudo e consulta ao aluno/médico?

MJG: É muito importante a abordagem prática. Nas videoaulas, além da gente apresentar na teoria como está o estado da arte de que estamos falando, como exemplo, em um exame de imagem de uma articulação do cotovelo ou do punho, o estado da arte da ultrassonografia daquela articulação é mostrado, obviamente na teoria, mas também na prática, em que abordamos detalhes de posicionamento do transdutor, como o médico deve se posicionar com o transdutor em relação à articulação. Mostramos ainda todas as posições possíveis para que ele possa captar a melhor imagem e assim então qualificar o seu estudo. A vantagem das videoaulas também se dá pelo aluno pode voltar por várias vezes no conteúdo para perceber e repetir os seus estudos em casa, onde ele vai treinar a sistematização de exames e aprender em detalhes tudo que foi ensinado, que é o principal objetivo das video aulas práticas.

Estamos vivendo um período bastante desafiador na área da saúde com a pandemia. Recentemente, a Meddco distribuiu duas videoaulas de sua autoria sobre “Utilidades da Ultrassonografia pulmonar na doença da Covid-19” (saiba como acessar gratuitamente neste link). Como é o desafio de preparar um conteúdo de atualização quase que simultânea à sua descoberta?

MJG: Como médico/professor eu tive a vontade de fazer alguma coisa a favor dos meus pacientes e dos meus colegas desesperados por um diagnóstico e uma melhora qualidade do tratamento desses pacientes. Já no início, no mês de março, durante o auge do lockdown, eu fui estudar o que a ultrassonografia muscoesquelética podia fazer por esses doentes. Nas pesquisas, descobri uma técnica de ultrassom pulmonar extra cardíaca para Covid-19 e as pneumonias virais e montei duas aulas sobre o tema. Eu sou um ortopedista de formação, eu não sou médico de UTI, mas eu montei as aulas, pois é o que eu sei fazer. Descobri artigos de colegas da Polônia e outros artigo da prefeitura da cidade de Madri, na Espanha, com a regulamentação dos procedimentos, onde os colegas estavam utilizando a ultrassom para ver o pulmão em doente de UTI e assim montei a minha aula e comecei a ensinar. Peguei meu aparelho portátil e sai com a minha filha e meu genro, estudantes de medicina, e íamos nas portas das UTIs para ensinar a fazer diagnóstico por ultrassom. Fui convidado para dar essa aula na comissão de COVID nas Câmara do Deputado, por meio de um webinar. Por meio desse trabalho, consegui chamar a atenção dos meus colegas para as vantagens do ultrassom do pulmão, fazendo com que o paciente internado não ficasse perambulando nos corredores do hospital atrás de tomografia, correndo o risco de contaminar os outros pacientes e médicos, enfermeiros e toda a equipe. Conseguimos mobilizar muitos médicos que estão usando o ultrassom com esses pacientes.

Aos médicos que estão buscando um curso à distância para atualização na área, quais dicas na hora da escolha o Dr. destacaria?

MJG: Muito cuidado com anúncios de cursos milagrosos, muito cuidados de anúncios de cursos de gente desconhecida na área, busque pessoas que tenham referências tecnológicas, científica e credibilidade no método que você está querendo aprender, ou seja, procure a tradição e as qualificações de modernidade e também cursos que ofereçam contato e acessibilidade junto ao professor.

Para finalizar, qual é a sua visão de futuro sobre a medicina e a educação médica no Brasil?

MJG: Minha visão de futuro, apesar de ver muita gente se queixar da modernidade e do inchaço de profissionais que estão surgindo a cada ano, devido a enormidade de universidade de medicina que foram criadas, eu acredito que o futuro da medicina pertence àquele que se dedica. Existe uma lei clássica chamada, a Lei de Darwin. Não adianta você encher suas paredes de diploma de várias universidades, se você não sabe lidar com o seu paciente. A nossa profissão é de amor, de doação, é uma profissão que se trabalha muito, não tem lugar para preguiçoso na medicina e para quem não tem dó de quem tem dor. Se você reúne as qualidades de ser estudioso, trabalhador, gostar de paciente, gostar de gente, gostar da vida, não se preocupe que nunca vai faltar espaço para você como médico. No futuro, eu vejo a nossa medicina crescendo, muita evolução, e espero que com isso todos tenham mais qualidade de vida!

Meddco Educação Continua

Há 13 anos, a Meddco atua na área da saúde, oferecendo atualização médica de qualidade em diversas especialidades, desenvolvendo cursos à distância de excelência e nada disso seria possível sem a parceria e o comprometimento dos médicos especialistas que fazem parte do time Meddco de autores/professores, são eles:

Dr. Adilson Cunha Ferreira

Dr. Bernando Sukienik

Dr. Carlos Frederico Arend

Dr. Carlos Stefano Hoffmann Britto

Dr. Francisco Reis Bastos

Dr. Hélio Camargo

Dr. Hélio Simão

Dr. Jorge Telles

Dr. José Maria Del Castillo

Dr. Mário José da Conceição

Dr. Monres José Gomes

Dr. Nathan Herszkowicz

Dr. Paulo Peres Fagundes

Dr. Paulo Zielinsky

Dr. Pedro Pires

Dr. Raul Moreira Neto

Dr. Sérgio Xavier Salles Cunha

Dra. Rosimeire F. Garcia

Dra. Sandra Regina Campos Teixeira

 

Veja também

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário

Aula 5 – Litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. Veja o raio x da aula 5 sobre litíase no Curso Ultrassom do Sistema Urinário. A [...]
+

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia no Videoaula Ablação Química Endovenosa

Aula 7 – Complicações da Escleroterapia na Videoaula Ablação Química Endovenosa Confira o raio x da aula 7 sobre as complicações da [...]
+

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia

Aula 3 – Fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia Veja o raio x da aula 3 sobre o fígado no Curso Atualização em Ultrassonografia. O [...]
+