Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Dicas sobre a saúde do Coração para médicos e pacientes

Dicas sobre a saúde do Coração para médicos e pacientes

 

Todos os anos, 17,9 milhões de pessoas morrem por causa de alguma doença cardiovascular, é o que aponta o levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, esse número chega a cerca de 300 mil óbitos, anualmente.

Tendo em vista os números alarmantes, no dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e visa despertar a conscientização a população sobre a importância de ter uma vida saudável e cuidar da saúde do coração, mantendo uma vida ativa, praticando exercícios, tendo bons hábitos alimentares e priorizando por um estilo de vida saudável no dia a dia.

Algumas escolhas e atitudes fazem a diferença nos cuidados com o coração, como não fumar, evitar excesso de consumo de bebida alcóolica e comidas com alto teor de gordura, entre outras.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase metade de todos os óbitos do mundo causado por doenças não transmissíveis, por isso, em maio de 2012, líderes mundiais assumiram o compromisso junto à OMS de desenvolver ações junto à população para reduzir a mortalidade global de doenças não transmissíveis em 25% até 2025.

Em prol desse compromisso, as principais iniciativas são as campanhas informativas, que alertam a população sobre como prevenir as doenças do coração.

CAMPANHAS PARA OS PACIENTES

Os profissionais de saúde, médicos, principalmente os especialistas na área da cardiologia, têm um papel fundamental na jornada da conscientização.

Para auxiliar você, médico, nessa ação, separamos dois materiais como sugestão para mobilização de pacientes sobre o tema do coração que podem servir como modelo de campanhas ou serem usados diretamente na mobilização junto aos pacientes, confira:

Guia da Alimentação Cardioprotetora – material desenvolvido pelo Ministério da Saúde com orientações práticas sobre os alimentos e a saúde do coração

Manual Sobre as Doenças Cardiovasculares – por meio da história em quadrinhos, com personagens da Turma da Mônica, é abordada a temática dos cuidados com  coração

Atualização médica relacionada às doenças do coração

Sabemos que na jornada do profissional da saúde é preciso manter-se atualizado na área e se aprimorar em técnicas e práticas.

No dia Mundial do Coração, também separamos umas dicas para você, médico, se atualizar na área com conteúdo de qualidade e de forma prática. Para isso a Meddco tem as melhores opções de cursos médicos online, conheça nossos cursos online na área da  Cardiologia:

Curso Ecocardiografia Adulto

Curso Ecocardiografia fetal

Curso de Strain Cardíaco

Curso de Otimização e segredos da Ultrassonografia Vascular I

Curso de Otimização e segredos da Ultrassonografia Vascular II

Curso de Ecocardiogria das Cardiopatias Congênitas

Curso Carótidas e Vertebrais

Curso de Eletrocardiografia I

Curso de Eletrocardiografia II

Não perca tempo, acesse o link e faça já sua inscrição!

Para saber mais cursos médicos em outras áreas médica acesse  www.meddco.com.br

Meddco Educação Contínua!

 

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+