Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Dia do Urologista: os desafios e dicas para se destacar na área

Dia do Urologista: os desafios e dicas para se destacar na área

 

Você provavelmente deve saber que 12 de setembro é comemorado o Dia do Urologista. A data é uma homenagem aos mais de 5 mil médicos especialistas na área da urologia que existem no Brasil, número divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na última edição da publicação Demografia Médica no Brasil.

Mas, o que muitos não sabem sobre a comemoração é que a data escolhida, 12 de setembro, é o dia do nascimento do patrono da urologia brasileira, Juscelino Kubitschek. O ex-presidente do Brasil (1956 – 1961), também era médico, se formou em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se especializou em urologia em Paris e chegou a ser chefe do serviço de urologista do Hospital Militar da Força Pública do Estado de Minas Gerais.

Neste artigo trazemos informações sobre a urologia no Brasil, indicações das principais publicações do setor e ainda dicas especiais sobre como se atualizar na área e se destacar profissionalmente, continue lendo!

Os Desafios da Urologia

Além de uma figura icônica como patrono, a especialidade que trata dos problemas nos rins, bexiga, próstata, uretra, testículos, epidídimos, adrenais e pênis, desde 1923, há quase 100 anos, já possuía uma entidade, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para representar como uma classe médica.

Mesmo com um histórico de longa data, a urologia ainda tem como um dos grandes desafios desmistificar, entre a população em geral e principalmente os próprios pacientes, sua área de atuação e mostrar que a urologia atua muito além do que um exame de câncer de próstata e que não se trata de uma especialidade médica apenas para homens.

O urologista trata de diversas doenças em homens e mulheres que incluem casos de infecções, inflamações, cálculos renais, incontinência urinária, infertilidade, transplante renal, entre outros.

Outro desafio é a questão dos especialistas se concentrarem na região sudeste, fato que não é apenas uma realidade na área da urologia, mas praticamente em todas as especialidades médicas. Quantidade de urologistas por região brasileiras: Sudeste (58%), o Sul possui 16,5%, Nordeste 14%, Centro-oeste 8,2% e Norte 3,3%. Um outro dado interessante é que cerca de 90% dos urologistas no Brasil são homens.

Principais publicações na Urologia

Agora que já sabe um pouco da história do Dia do Urologista e os desafios, separamos quatro das principais publicações relacionadas à área, confira as indicações e os links para saber mais:

Diretrizes da Urologia pela Associação Médica Brasileira – AMB  – uma compilação de informações da áreas médica, voltadas para a especialidade da Urologia, com a padronização de condutas que auxiliam para auxiliar na tomada de decisão do médico na prática de suas funções.

Manual da Uropediatria – publicação desenvolvida pelo trabalho conjunto da Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Urologia para ajudar a nortear pediatras e urologistas no tratamento relativo à uropediatria.

Diretrizes da Associação Europeia de Urologia | Guia de Bolso – EAU (em português – última edição) – o documento apresenta um trabalho realizado por mais de 300 médicos europeus com recomendações/diretrizes clínicas para diversas enfermidades como o cânceres  de bexiga, próstata, testículos, disfunção erétil, trauma urológico, carcinoma de células renais , infecções urológicas, incontinência urinária, transplante renal, entre outros.

Guia da American Urological Association – AUA (português – última edição) – um compilado com referências rápidas para os urologistas sobre diversos temas como: Profilaxia Antimicrobiana, Microhematúria Assintomática, Hiperplasia Prostática Benigna, Câncer de Bexiga, Criptorquidia, Trombose Venosa Profunda, Cistite Intersticial, Estenose de Uretra, entre outros.

 

Atualização médica na área da Urologia

A urologia apresenta um leque de opções quando o assunto é campo de atuação, por isso nós, separamos para você, profissional de saúde, médico, uma dica especial de atualização na área relacionados com procedimentos diagnósticos.

Entre os diversos procedimentos de diagnóstico na urologia, um dos principais são os exames de imagens, com destaque para o Ultrassom do Sistema Urinário.

Por meio da ultrassonografia do sistema urinário ou aparelho urinário, um exame não invasivo, é possível avaliar e diagnosticar alterações em órgãos como rins, ureteres, uretra, bexiga e a próstata, no caso de homens.

Para atualização médica na área, a Meddco oferece um curso médico online de Ultrassonografia no Sistema Urinário.  

No curso, o profissional de saúde, médico, terá a oportunidade de saber mais sobre temas como: Anatomia Ecográfica – análise Doppler; alterações congênitas e processos infecciosos; hidronefrose, litíase Nefrocalcinose; Tumorações Hipertensão Renovascular; Rim transplantado; Ultrassonografia nas lesões expansiva; avaliação ecográfica da bexiga, ureter e uretra; confeccionar o relatório ecográfico, entre outros.

Quer se destacar profissionalmente, acesse este link e faça já a sua inscrição!

 

Cursos Médicos Online

Quer saber e estudar mais sobre outros procedimentos de diagnóstico por imagem, clique aqui e conheça o maior catálogo de cursos online de Ultrassonografia do Brasil.

Meddco Educação Contínua.

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+