Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Dia do Ortopedista: tudo sobre a especialidade e dicas para se destacar profissionalmente

Dia do Ortopedista: tudo sobre a especialidade e dicas para se destacar profissionalmente

 

19 de setembro é comemorado o Dia do Ortopedista. Só no Brasil, existem mais de 15 mil médicos especialistas na área de Ortopedia e Traumatologia atuando em clínicas, consultórios, hospitais e unidades de saúde públicas e complementar.

Lidar com os traumas do aparelho musculoesquelético e com a preservação e o restabelecimento funcional de ossos, músculos, ligamentos e articulações não é um ofício novo na história da humanidade, fósseis de múmias do Antigo Egito foram encontrados com imobilização tipo tala e é datado de 2830 a.C uma escultura que usava muletas em um portal na tumba de Hirkouf.

Na Era Romana, o médico e filósofo Galeno (129-199 a.C.) já descrevia sobre a destruição de osso, sequestro e regeneração em osteomielite e foi ele o primeiro a usar os termos gregos, kyphosis, lordosis e scoliosis para as deformidades descritas nos textos de Hipócrates.

Ao longo dos séculos, a ortopedia e traumatologia foram avançando e entre os marcos históricos na área alguns se destacam como: a publicação do texto “Chiurgica”, de Theodoric de Bologna (século XIII), em que foi relatado o manejo das fraturas da coluna espinhal, inclusive muitas técnicas são usadas até os dias de hoje; a produção da obra “Dez Livros de Cirurgia” de Bourg Herent, que trazia técnicas e projetos de instrumentos, próteses, coletes para escoliose e botas ortopédicas (século XVI); e a invenção da atadura de gesso por Antonius Mathysen (1805-1878), um cirurgião militar holandês; e data do início do século XX a fundação das primeiras associações e hospitais ortopédicos pelo inglês Robert Jones, autor do livro Orthopaedic Surgery, considerado o primeiro a tratar sistematicamente do diagnóstico e tratamento das fraturas.

Ortopedia e Traumatologia no Brasil

No Brasil o grande marco da área médica da Ortopedia e Traumatologia foi a fundação da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBOT), em 1935.

Responsável por congregar os especialistas em Ortopedia e Traumatologia, a SBOT é bastante atuante na representação da classe e desenvolve diversas ações, materiais e possui vários comitês e comissões que ajudam no norteamento dos protocolos utilizados na especialidade e atuação dos profissionais.

Entre as ações desenvolvidas pela SBOT estão campanhas informativas que os médicos ortopedistas e traumatologistas podem acessar e utilizar junto aos seus pacientes com temáticas relacionadas à especialidade – cuidados com idosos, acidentes com crianças, entre outras – e diretrizes, recomendações atualizadas como no caso da pandemia do novo coronavírus em que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia lançou um documento orientando os profissionais de saúde da área em relação à atuação médica e manejo dos pacientes, o arquivo completo você pode acessar nesse link.

Os desafios do médico Ortopedista  

Em toda especialidade médica, a evolução do conhecimento técnico e prático são constantes. Na área da ortopedia e traumatologia não é diferente, os estudos como os das células tronco, transplante ósseo, das próteses de cerâmica e os avanços nos métodos diagnósticos exigem que o profissional de saúde esteja sempre se atualizando.

Entre as diversas atuações do médico ortopedista e traumatologista, a área diagnóstica é uma das que mais exige atenção, por ser ela a norteadora de todas as demais ações junto ao paciente em tratamento. Nesse campo, os exames de imagem são um dos principais aliados, entre os principais estão ultrassonografia ou ecografia, a densitometria óssea, a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e a cintilografia óssea.

Cursos Médicos em Ortopedia

É essencial que o profissional, médico ortopedista, esteja sempre atualizado para se destacar profissionalmente e poder oferecer sempre o melhor atendimento ao seu paciente.

Para isso, a Meddco tem as melhores opções em cursos médicos, conheça alguns na área da Ortopedia:

Curso Ressonância Magnética do Sistema Musculoesquelético

Curso Avançado de Ultrassonografia Musculoesquelética

Curso Desmistificando a Ultrassonografia Musculoesquelética

Curso Ressonância Magnética da Coluna Vertebral

Curso Segredos da US Musculoesquelética I

Curso Segredos da US Musculoesquelética II

Curso Padronização de Exames e Laudos Ultrassonográficos

Curso Atualização e Aperfeiçoamento em Ultrassonografia Musculoesquelética – Membros Superiores

Curso Atualização e Aperfeiçoamento em Ultrassonografia Musculoesquelética – Membros Inferiores

Todos os cursos Meddco são desenvolvidos por profissionais renomadas na área médica, oferecem conteúdos direcionado e de qualidade.

Não perca tempo, acesse o link, conheça todos os cursos Meddco e faça já sua inscrição!

Meddco Educação Contínua.

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+