Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Atualização profissional: por que o médico nunca pode parar?

Atualização profissional: por que o médico nunca pode parar?

 

De acordo com os últimos dados da Demografia Médica, existem mais de 450 mil médicos no Brasil, o que representa uma média de 2,18 profissionais por mil habitantes.

Entre as regiões, o Sudeste tem a maior concentração de profissionais de saúde, apresentando uma média de 2,81 médicos, contra 1,41 no Nordeste e 1,16 na região Norte por mil habitantes.

Todos os anos, esse quadro ainda aumenta, com os mais de 20 mil recém-formados em medicina nas universidades públicas e privadas do país.

Com tantos profissionais na área da saúde, o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente e competitivo.

Nesse cenário, para alcançar o trabalho e a posição almejada na carreira, é essencial que o médico, seja ele jovem ou experiente no setor, se mantenha constantemente atualizado.

DICAS DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL PARA MÉDICOS

Não há dúvidas que a busca por novos conhecimentos é um fator decisivo no sucesso profissional do médico.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa jornada, saiba mais nos tópicos abaixo:

– Participe de Congressos e eventos Médicos

Não Uma das maneiras de saber sobre as novas práticas e ainda ampliar o networking é participar de congressos e eventos do setor.

Nesses encontros são discutidos casos clínicos, novas técnicas, procedimento, apresentados novos equipamentos para diagnóstico e tratamento, discute-se pesquisas sobre medicamentos entre outros assuntos.

Para ficar por dentro dessas atividades no Brasil o site do Conselho Federal de Medicina traz um calendário com datas e temas dos eventos.

– Faça uma residência médica

Para aprofundar os conhecimentos técnicos e práticos na área que deseja atuar, a indicação é fazer uma Residência Médica.

O investimento nesse tipo de especialização é um divisor de águas na carreira de qualquer médico, proporcionando maior reconhecimento entre os colegas da área e uma vivência diferenciada de trabalho.

Para entrar a especialização, é preciso estar atento ao calendário de inscrição para as vagas de residência médica que existem no país e aos pré-requisitos de cada instituição como análise de currículo e aprovação em teste e provas escritas e/ou práticas.

 – Leia artigos científicos

Com as novas tecnologias e os avanços nas pesquisas de saúde e tratamentos de pacientes, é importante que o profissional tenha acesso a esses novos conhecimentos para aprimorar a prática e se destacar nas oportunidades de trabalho.

Listamos aqui seis sites que trazem artigos científicos da área médica para você se atualizar:

Scielo – a Scientific Electronic Library Online traz publicações de países da América do Sul, Europa e África.

CFM – o Conselho Federal de Medicina disponibiliza uma biblioteca virtual com publicações sobre legislação, bioética, gestão em saúde, novos protocolos médicos, entre outros.

Revista de Medicina – é um periódico bimestral da Universidade Paulista USP com as novas produções médico-acadêmicas.

BDTD – a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações apresenta mais de 600 mil arquivos de diversas áreas, inclusive da saúde.

Google Acadêmico – a maior ferramenta de busca do mundo tem uma sessão especialmente dedicada à pesquisa de artigos científicos do mundo todo, é só acessar para achar o que está procurando.

World Wide Science –  uma ferramenta  de pesquisa científica que ajuda a encontrar artigos relevantes das diversas áreas da ciência global e ainda permite a tradução em dez línguas, incluindo o português.

– Interaja em grupos e fóruns de saúde na web

Por incrível que pareça, as redes sociais não são apenas para divulgar atividades sociais, eventos familiares, dicas de beleza ou mesmo o “look do dia”, como fazem as celebridades.

Plataformas como Linkedin e até mesmo o Facebook são muito usadas por profissionais, inclusive os da saúde, para trocar ideias sobre práticas e técnicas científicas.

Para interagir, a primeira dica é, se ainda não tem, crie o seu perfil nas redes sociais!

Depois, busque contatos com colegas e profissionais do setor e siga as páginas das instituições que admira como hospitais, universidades e empresas relacionadas à área médica, como a Meddco educação continuada!

Participe de grupos temáticos de seu interesse para saber o que os outros profissionais estão fazendo, compartilhar as suas práticas e ampliar seu networking na área.

– Invista em cursos médicos

Entre os principais caminhos para atualização profissional estão os cursos médicos de curta e média duração.

Dinâmicos, pontuais e com um conteúdo programático com aulas teóricas e práticas consistentes e relevantes, os cursos médicos são as melhores opções para adquirir uma nova expertise profissional.

Hoje, em dia, mesmo com a correria do dia a dia, é possível organizar seu próprio tempo de estudo e adquirir conhecimento de qualidade com os cursos online para médicos.

O ensino à distância é uma tendência na área da saúde para quem quer se destacar na carreira.

Com mais de 13 anos em experiência no ensino à distância, a Meddco tem as melhores opções de cursos para profissionais da saúde e você pode começar a aprender agora!

Com docentes renomados no setor, a Meddco oferece cursos de diversas áreas: pediatria, cardiologia, ultrassonografia, ginecologia e obstetrícia, medicina fetal, cirurgia vascular e anestesiologia.

Entre em contato com um de nossos consultores e faça um curso Meddco!

SOBRE A MEDDCO

A Meddco é uma empresa focada no fomento da educação para profissionais da área médica.

Com 13 anos de atuação e mais de 5.000  alunos matriculados, a Meddco foi a empresa pioneira na educação a distância (EAD) voltada a área de diagnóstico por imagens do país.

Em todo seu histórico, sempre permaneceu no ambiente digital, oferecendo cursos vitalícios, proporcionando ao aluno o acesso ilimitado aos cursos adquiridos.

A Meddco oferece aos seus alunos, materiais de altíssima qualidade, que geralmente são compostos por aulas teóricas , aulas práticas e a apresentação de casos clínicos, garantindo ao aluno atualização e aprendizado de qualidade.

Além disso, nosso corpo docente conta com especialistas referências em sua áreas de atuação, oferecendo ao aluno aprendizado de qualidade inquestionável, fato comprovado pelo alto índice de satisfação de nossos alunos, que fica acima dos 95%.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça os cursos da médico e inscreva-se para saber maiores informações!

Meddco, educação continuada!

 

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+