Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Varizes: desconstruindo os “mitos” aos pacientes

 

Um dos grandes desafios dos profissionais de saúde, médicos, no atendimento aos pacientes são as crenças enraizadas de cura com tratamentos milagrosos.

Nos consultórios, muitos já chegam com uma ideia pré-estabelecida e estão certos de que, por meio de métodos ou substâncias, sem efeitos comprovados cientificamente, mas que “eles ouviram falar” que funcionou para algum conhecido ou mesmo leu na internet pode se ter a solução para os problemas de saúde.

Um dos principais fatores que contribuem para a construção dessas crenças são as ações de propaganda e marketing promovidas pelos fabricantes dos produtos que são indicados para o suposto tratamento e/ou cura.

Um exemplo prático disso são as crenças relacionadas ao tratamento e/ou cura de varizes. De acordo com dados divulgado pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), só no Brasil, as varizes acometem 38% dos adultos, sendo 30% dos homens e 45% das mulheres acima dos 30 anos.

Muito mais do que uma questão estética, as varizes podem causar um grande incômodo e por isso a procura por um médico especialista é necessária.

Com os constantes anúncios publicitários e os merchandisings de cremes e “remédios naturais”, vendendo alternativas milagrosas, homens e mulheres, a primeira instância, deixam de procurar os profissionais de saúde especialistas na área, médicos angiologistas e vasculares, muitas vezes comprometendo a saúde e bem-estar e adiando o real tratamento e/ou possível cura.

DESCONSTRUINDO “MITOS” DOS PACIENTES

Trazemos aqui alguns tópicos que vão ajudar os profissionais de saúde, em especial das áreas de angiologia e vascular, a desconstruir os mitos sobre varizes aos pacientes.

Medicamento e Cosmético

Os pacientes estão em busca algo que os ajudem na solução de suas “dores”. Nessa busca, um importante fato a se desmistificar é a diferença entre medicamento e cosmético.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária):

Medicamento – produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

Cosmético  são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.

Com a explicação desses conceitos já é possível ter uma noção geral e distinguir suas utilidades e efeitos em um tratamento e/ou possível cura da “dor” e/ou situação de saúde apresentada.

Os cremes milagrosos

A SBACV  é categórica em dizer que “cremes para tratamento de varizes infelizmente não funcionam. O motivo é simples e científico, os cremes “não conseguem ultrapassar a pele e agir na parede do vaso”, ou seja, tem propriedades cosméticas e não medicamentosas.

Com isso, muitos se perguntam: vale a pena comprar esses cremes para acabar com esse problema?

O fato é que os cremes indicados pelos fabricantes para varizes não têm ação curativa, mas os ingredientes muitas vezes usados em suas fórmulas podem ajudar na sensação de alívio e bem-estar como Cânfora, Menta, Castanha da Índia, Calêndula, Centella Asiática, entre outros.

Sendo assim, muitas vezes, seu uso pode ajudar no dia a dia do paciente com a hidratação da pele e, aliados com massagem, alívio da dor, inchaço e a sensação de peso nas pernas.

Diagnóstico e tratamentos

Desmistificadas as questões mais comuns, é o direcionamento em relação ao método de diagnóstico das varizes como o doppler e os tratamentos verdadeiros para a solução dos problema: a cirurgia vascular, que já é realizada há mais de 100 anos; a ablação por laser ou radiofrequência, uma alternativa menos invasiva; e a escleroterapia, que envolve a aplicação de uma substância com aspecto de espuma diretamente nas regiões afetadas

Orientação base

Os especialistas da SBACV reforçam que “não existe tratamento mágico, existe tratamento médico, e este sempre está associado a um comprometimento do paciente com sua saúde e seguir as orientações de um Angiologista/Cirurgião Vascular para dar essas orientações.”.

Atualização profissional em Angiologia e Cirurgia Vascular

Para se destacar profissionalmente é preciso estar sempre atualizado. Para isso, a Meddco tem as melhores opções para o aperfeiçoamento profissional, são os cursos médicos, conheça nosso catálogo de cursos online em Angiologia e Cirurgia Vascular:

Curso tudo o que você precisa saber sobre AQE – Ablação Química Endovenosa – curso inédito no Brasil, o autor apresenta em suas aulas as técnicas utilizadas para o controle das doenças venosas sem o uso de internação, apenas com procedimentos de consultório, além de demonstração prática dos procedimentos em Ablação Química Endovenosa.

Curso Avançado de Doppler Vascular – o curso traz 17 capítulos entre aulas teóricas e demonstrações práticas e um vasto acervo de estudo de casos clínicos.

Curso Otimização e Segredos da US Vascular I e IIaulas teóricas e práticas que trazem temas como: Aneurismas, Carótidas, Doppler de Artérias, Doppler Transcraniano e DAOPs, entre outros.

Curso Carótidas e Vertebraiso curso traz conteúdo teórico e prático com a realização de exames, passo a passo.

Não perca tempo, clique no link e faça já sua inscrição!

 

Para saber mais cursos médicos em outras áreas médica, acesse www.meddco.com.br

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+