Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Novos tratamentos para redução do colesterol são aprovados

 

4 entre 10 brasileiros adultos têm níveis elevados de colesterol é o que aponta uma pesquisa divulgada pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Os hábitos alimentares estão entre as causas do aumento do colesterol na população e das doenças cardiovasculares. Um dos principais fatores que contribuem para esse aumento são os alimentos industriais em que são utilizadas a gordura trans ou gordura hidrogenada.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que 5 bilhões de pessoas em todo o mundo correm riscos de contrair doenças cardiovasculares e ter AVC (Acidente Vascular Cerebral) por causa do consumo de gordura trans.

Diante desse fato, uma notícia positiva é que a Anvisa aprovou uma resolução que determina uma redução gradual da gordura trans nos alimentos industrializados até julho de 2021 e a eliminação completa até 2023. Atualmente, os fabricantes de alimentos já são obrigados a informar nos rótulos a presença/quantidade ou não da gordura trans.

Como não são apenas os hábitos que influenciam na incidência do colesterol, fatores genéticos resultam em hipercolesterolemia familiar, causando elevados níveis do LDL colesterol, estudos sobre novas formas de diminuir o colesterol e consequentemente o risco de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte, são realizados no mundo todo.

Continue lendo este artigo e saiba as novidades para os cuidados com o colesterol para reduzir os riscos de problemas cardíacos e como se atualizar na área da cardiologia.

Novos tratamentos para o colesterol

Este ano, foi aprovado pela agência americana FDA (Food and Drug Administration) um novo medicamento a base de ácido bempedoico que ajuda a reduzir o colesterol LDL em adultos com hipercolesterolemia familiar.

O ácido bempedoico é um inibidor da ATP citrato-liase oral, que aumenta a disponibilidade de receptores para LDL-c na superfície hepática. Para saber detalhes da nova droga acesse este link

Na Europa, a Comissão Europeia também aprovou este ano, o uso do ácido bempedóico e o uso do ácido bempedóico com ezetimiba para uso em adultos com hipercolesterolemia primária ou dislipidemia mista.

No Brasil, as novas drogas ainda não foram liberadas pela Anvisa para uso, mas a expectativa é que em breve o novo tratamento seja regulado e seu uso em pacientes comecem a ser indicados.

De acordo com informações divulgadas pelo indústria farmacêutica fabricante da nova droga, o tratamento à base de ácido bempedóico “reduz o colesterol e pode ser combinado com outros tratamentos para uma maior otimização destes valores. Permite uma redução adicional do c-LDL até 28% em relação a outras terapêuticas antidislipidémicas (corrigido por placebo) sendo um inibidor da adenosina trifosfato citrato liase (ACL), responsável pela produção de colesterol no fígado”.

Sobre a associação do ácido bempedóico com e a ezetimiba, “o ácido inibe a produção de colesterol no fígado enquanto a ezetimiba reduz a absorção do colesterol dietético no intestino. Em um ensaio clínico de fase 3, quando comparado com placebo, a combinação permitiu uma redução de 38% do c-LDL em doentes de alto risco que já tomavam a dose máxima tolerada de estatinas”

Entre as restrições do uso do ácido bempedóico está o aumento dos níveis do ácido úrico, que deve ser acompanhado; até o momento nenhum efeito na morbimortalidade cardiovascular é conhecido.

Atualização médica em Cardiologia

Na área saúde é essencial se manter atualizado, para isso a Meddco tem as melhores opções em cursos EaD para médicos, conheça alguns em Cardiologia:

Curso Ecocardiografia Adulto

Curso Ecocardiografia fetal

Curso de Strain Cardíaco

Curso de Otimização e segredos da Ultrassonografia Vascular I

Curso de Otimização e segredos da Ultrassonografia Vascular II

Curso de Ecocardiogria das Cardiopatias Congênitas

Curso Carótidas e Vertebrais

Não perca tempo, acesse o link, conheça todos os cursos Meddco e faça já sua inscrição!

Meddco Educação Contínua

 

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+