Blog

Acesse o nosso blog e confira nossas publicações

Conheça a história e os números sobre os hospitais no Brasil e no mundo

Conheça a história e os números sobre os hospitais no Brasil e no mundo

 

Data de 1540, o ano da criação do primeiro hospital do Brasil, a Santa Casa de Misericórdia de Olinda, em Pernambuco, que funcionou até 1630.

Em 1543, foi inaugurada a Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, que existe até hoje, sendo o mais antigo do país. Mas, diferente do como os conhecemos hoje, naquela época, não tinha médicos e os pacientes eram acompanhados por jesuítas.

A publicação História e Evolução dos Hospitais”, do Ministério da Saúde, de 1944, relata em detalhes como foi o início dos  hospitais no Brasil. O livro, que está disponível na Biblioteca Virtual em Saúde, traz informações históricas da colonização até o meio do século XX, leis, decretos, modelos de fichas e prontuários que eram usados antigamente e dados técnicos do dia a dia das instituições de saúde no Brasil.

Entre os relatos do livro, está a reinauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no dia 2 de julho de 1945. A ocasião, por importância histórica, foi tomada como base para o que hoje é o Dia Nacional do Hospital.

Decretada em 1961, a data comemorativa – 2 de julho, Dia Nacional do Hospital – homenageia médicos e todos os profissionais, seja de saúde ou não, que trabalham em casas de saúde em todo o Brasil – uma curiosidade, o Dia Mundial do Hospital é comemorado em 14 de julho (OMS).

 

Ao longo de quase cinco séculos, muitas coisas mudaram e os hospitais foram se estabelecendo como “parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva…”, conforme define o Ministério da Saúde.

Atualmente, segundo dados do Cenários dos Hospitais do Brasil, divulgado pela FBH – Federação Brasileira de Hospitais, existem 6.702 hospitais no Brasil; destes  4.267 são instituições privadas – dados consolidados em 2019, antes da pandemia do novos coronavírus; sem contabilizar hospitais de campanhas e possíveis ampliações das instituições já existentes.

 

A ORIGEM DAS CASAS DE SAÚDE NO MUNDO

Os primeiros registros históricos dos primeiros hospitais no mundo, foi por volta de 430 a.C, na Ásia, onde hoje é o Sri Lanka.

Apenas dois séculos depois, na Índia, se teve a primeira notícia da criação de instituições e construção de uma série de estabelecimentos que se assemelham ao que conhecemos hoje como hospital, constituídos especificamente com o propósito de cuidar dos enfermos.

Na Europa, foram os romanos, que por volta de 100 a.C., ergueram locais chamados valetudinário, para cuidar dos soldados feridos em batalha.

No século IV, com a expansão do cristianismo, os monastérios, comandados por sacerdotes e religiosos, tinham os infirmitorium, como uma enfermaria, com “farmácia” em que eram manipulados os remédios da época feitos de plantas medicinais, para o tratamento dos enfermos.

Em qualquer época ou cenário que seja – guerras, pandemias, catástrofes naturais -, entre os estabelecimentos essenciais para a vida, os hospitais estão entre os principais.  

Compartilhe

Veja também

A ARTE DE ENSINAR

A ARTE DE ENSINAR   Dr. Carlos Stéfano Hoffmann Britto é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e do Colégio Brasileiro de [...]
+

Meddco lança novo site e ganha espaço em mídias digitais

A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site.   A Meddco amplia sua presença na internet com seu novo site. O objetivo, [...]
+

Os novos desafios do médico brasileiro

Os novos desafios do médico brasileiro Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico, uma profissão que pela própria natureza da sua missão, [...]
+